A Praia do Cachadaço em Trindade é extensa (2 km), com estreita faixa de areia clara e fina. O mar tem águas esverdeadas e limpas, um pouco perigoso para banhos e ondas boas para surfe. Para hospedagem existem alguns campings simples.
A Praia do Cachadaço possui vegetação nativa na orla, com muitas árvores fazendo sombras na areia. Ela fica em área de proteção ambiental e é quase deserta, com apenas algumas casas de moradores nativos. Ela não tem estrutura urbana, nem energia elétrica. É a primeira grande praia do Estado do Rio de Janeiro, a partir de São Paulo. O acesso é feito por barco ou trilha (10 minutos) a partir da Praia do Meio, cruzando o Morro do Fiscal.
Apesar de ser uma praia sem estrutura e construções ela recebe muitos turistas nos feriados e na temporada. No canto direito sai uma trilha de 30 minutos que vai até as piscinas naturais do Cachadaço. A piscina tem cerca de 50 metros de diâmetro e é formada por imensas pedras vulcânicas que represam a água do mar.
Pela trilha também é possível descer até a minúscula Praia dos Pelados (ou da Figueira), formada por pedras e frequentada por adeptos do nudismo. Após as piscinas naturais, caminhando por mais cerca de 40 minutos pela trilha, chega-se a Cabeça do Índio, uma pedra gigantesca localizada na Ponta da Trindade, bem na divisa dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. A pedra, que lembra o perfil de um índio, pode ser vista de vários pontos de Trindade. Do alto da pedra se tem uma incrível visão panorâmica.
Na Praia do Cachadaço ficam alguns campings em casas de moradores locais. Os campings não possuem energia elétrica e são bem simples. Acampar na areia é proibido. Também existem alguns bares rústicos que funcionam na alta temporada.